Translate

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

O Jorge!

"Tenho que recuperar este grande clube como fiz quando cheguei ao outro"

Vamos começar pelo óbvio, o Benfica foi recuperado por dezenas, centenas de jogadores, técnicos, dirigentes, médicos, preparadores físicos, scouts, etc, etc... alguns ainda estão no Benfica, outros passaram pelo Benfica e deixaram a sua marca. Haver alguém que se roga o direito de chamar a si o mérito da recuperação Benfica, quando inclusive grande parte dessa recuperação foi feita antes desse alguém ter chegado ao Benfica, é caricaturesco e revelador do carácter de quem o diz.  

Reparem com o Jorge recuperou o Benfica:


O Jorge é treinador de Futebol, Basquetebol, Andebol, Voleibol, Atletismo, Futsal, Hóquei em Patins e Atletismo. O Benfica em 4 anos ganhou 60 de 100 títulos em disputa nas diversas modalidades graças ao Jorge!

Vamos olhar então os números do investimento do Benfica, tirados do transfermarkt que não é das coisas mais precisas mas dá para ter uma ideia:

2004 – 5.45m
2005 – 5.65m
2006 – 11.7 m 
2007 – 39.1m 
2008 – 26m 
2009 – 34.3m
2010 – 36.8m
2011 – 30.4m 
2012 – 26m 
2013 – 48.7m 
2014 – 39m.

A conclusão obvia que salta à vista é que o Jorge teve recursos que mais nenhum treinador teve. Quando ele chega ao Benfica, o Benfica já vinha de duas épocas de investimento alto, coisa que nenhum outro treinador teve.

O Fernando Santos teve o Cardozo, um DiMaria com 18 anos, David Luís com 20 anos vindo da terceira divisão brasileira e um Coentrão com 19 anos. O Quique para alem destes teve também o Aimar. O Jesus além de todos estes que se mantiveram e que cresceram e evoluíram, teve também o Ramirez, Saviola e Javi Garcia. 

O David Luís, DiMaria, Coentrão já estavam no Benfica antes do Jorge chegar, o David Luís, DiMaria, Coentrão já eram sub-20 antes de serem treinados pelo Jorge, o Matic já tinha sido contratado pelo Chelsea antes de chegar ao Benfica... foi o Benfica que deu ao Jorge grandes jogadores, não foi o Jorge que deu ao Benfica grande jogadores.

Scouting do Benfica = Nolito, Scouting Jorge = Ola John.

Quando o Jorge chegou ao Benfica a divida bancária do Benfica era menos de 200 milhões, com ele chegou a 317 milhões, a folha salarial passou de 27 milhões para mais do dobro e o mérito é do Jorge?


Em 2013 após 6 anos de investimentos altíssimos, o que o Jorge tinha para mostrar era um campeonato em 4 anos. Isto é reerguer? Ganhar um campeonato no primeiro ano e perder os três seguintes quando teve os planteis que teve?

É muito fácil quantificar a qualidade dos planteis que foi dado ao Jorge no Benfica. O Benfica chegou a duas finais da liga Europa a rodar jogadores, a jogar com suplentes... O André Gomes não calçava no campeonato.... o Bernardo, Cancelo, Ivan, Hélder Costa, nem na liga Europa calçavam.


Felizmente o Jorge quando chega ao Sporting, faz o mesmo, começa a rodar jogadores na Liga Europa, porque o Jorge acredita mesmo que foi ele que ganhou os campeonatos no Benfica. O resultado foi tão vergonhoso que teve que começar a jogar com os titulares para não passar mais vergonhas na Europa.

O Jorge no Sporting continua a ser o Jorge do Benfica, continua a ter um clube a endividar-se por ele, a dar-lhe o que não deu a outros e continua a perder mais do que ganhar... enquanto o Benfica é campeão com o Rui Vitória. 






Sem comentários:

Enviar um comentário